Um pouco mais sobre o Orabr e sobre CMS, incluindo o Oracle Apex.

A definição para CMS é: “Content management system”, que em português seria algo como: Sistema gerenciador de conteúdo. Para melhor definição o CMS é uma ferramenta que auxilia e muito no desenvolvimento de um website, em nível de layout, base de dados e muito mais.

Inicialmente o Orabr poderia ter sido construído em Oracle Apex, que segue os mesmos princípios de um CMS.  Ao meu ver é a versão robusta de um “CMS” da Oracle, mais sofisticado e voltado para fins totalmente comerciais para grandes projetos e corporações.

Os CMS mais comuns são: WordPress, Joomla e Drupal. Os pontos fracos de fortes de cada um pode ser visto na tabela abaixo.

Após algumas pesquisas sobre vários pontos, incluindo custo, tempo, rapidez e facilidades para o português sem depender de muita tradução, o WordPress foi o escolhido para Orabr.

Por que não Joomla, Drupal ou Oracle Apex?

O Oracle Apex foi descartado pelo custo financeiro e operacional de se manter um servidor rodando banco Oracle com o serviço do Apex, além disso, seria como matar uma mosca com um canhão.

O Joomla, que seria a segunda opção, e que suporta muito bem sistemas mais complexos, foi descartado pela falta de itens e componentes para língua portuguesa, o que iria demandar muito trabalho para traduzir muitos dos módulos usados.

Se tratando do Drupal que é bem semelhante ao Joomla, e tão bom e eficiente quanto, mas também foi descartado pela falta de componentes para língua portuguesa o que tomaria muito tempo para sere traduzidos.

Por isso então o Orabr foi desenvolvido com WordPress. A não necessidade de muitas traduções dos componentes junto com alguns outros fatores positivos da ferramenta, foram decisivos pela opção do WordPress.



WordPress Joomla Drupal Oracle Apex
LANÇAMENTO
2003 2005 2001 2004
POPULARIDADE
>140 milhões downloads >30 milhões downloads >15 milhões downloads Informação não encontrada.
USADO PELAS EMPRESAS
Forbes Harvard University Linux Informação não encontrada.
CNN The Hill Warner Bros Informação não encontrada.
SONY eBay The With House – USA Informação não encontrada.
MELHOR APLICABILIDADE
Blogs, Web Sites corporativos pequenos e médios web sites, usuários E-comerce, redes sociais, web site, forms usuários Atende a todas a necessidades web site, web service, e-comerce, usuários. Sistemas customizados, e-comerce, sistemas coporativos, Forms, Reports, PL/SQL, Mobile, WebService, Restful, usuários.
COMPLEXIDADE
BAIXA ALTA MEDIA ALTA
FACILIDADES PARA PORTUGUÊS
EXCELENTE RUIM RUIM REGULAR

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas